Sobre

Este livro trata daquele que é, sem sombra de dúvida, o maior problema da humanidade.
Nestas páginas, o leitor encontrará uma discussão contundente sobre as origens de nossa insustentabilidade, suas muitas causas e características, e por que ela é o mais grave problema do mundo, aquele que ameaça varrer a humanidade da face da Terra juntamente com a maior parte da vida complexa no planeta, num verdadeiro apocalipse causado não pela ira de deuses, mas pela imbecilidade do próprio homem — um desfecho que pode estar muito mais próximo do que se imagina.
A boa notícia é que não tem que ser assim! Neste mesmo livro apresentamos também a proposta da permacultura — a revolução possível e necessária, que nos permitirá habitar nosso lindo planeta virtualmente para sempre, vivendo vidas repletas de sentido, protegendo e ajudando a natureza a se recuperar dos danos já sofridos. Este livro traz mais do que um apanhado de informações, necessárias reflexões e técnicas úteis — traz um convite a todos os que se importam com a vida na Terra e o futuro da humanidade, para que não mais vivam como parasitas neste planeta, mas se unam aos verdadeiros defensores da vida na construção de um mundo melhor, verdadeiramente sustentável, saudável e justo.

Mas afinal, o que é a PERMACULTURA?

A permacultura é um modo de organização consciente das atividades humanas, visando o suprimento das nossas necessidades ao mesmo tempo em que se preserva e restaura o meio ambiente e os ecossistemas. Numa definição mais ampla, pode-se dizer que ela é um conjunto de três coisas:

  • Uma ciência multidisciplinar que engloba um conjunto de técnicas, habilidades e conhecimentos aplicados para projetar sistemas produtivos (agrícolas, de energia, água e outros), habitações, assentamentos humanos, estruturas sociais, etc. de forma que sejam verdadeiramente sustentáveis, baseando-se na observação ativa e aplicação de princípios da natureza e uso criterioso dos recursos naturais. Agricultura orgânica, agroecologia, design ambiental e ecológico, bioarquitetura, saneamento ecológico, energias renováveis, sistemas de água de chuva, economia solidária, etc. são elementos centrais da permacultura.
  • Um estilo de vida simples, natural e sustentável, pautado por uma filosofia de máximo respeito à natureza e todas as suas criaturas. O estilo de vida da permacultura é também caracterizado por um foco na cooperação (tanto entre as pessoas como em relação à natureza), e não na competição.
  • Um movimento global de pessoas que compartilham dessas ideias, valores e visão, e buscam esse estilo de vida, aprendendo, aplicando e transmitindo os conhecimentos, habilidades e técnicas da permacultura, sendo elas mesmas a mudança que querem ver no mundo e inspirando outros a se unirem na construção de uma sociedade sustentável. Acreditamos que, se abraçada por um número suficiente de pessoas, a permacultura tem o potencial de reverter o processo de colisão de nossa civilização com o meio ambiente natural.

Sobre o autor:
Cássio P. Octaviani é graduado em medicina veterinária pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) e Ph.D. em ciências médicas (patologia, imunologia e microbiologia) pela Universidade de Tóquio. Atualmente, desenvolve um projeto de permacultura em Minas Gerais.