O que é PLANTAR ÁGUA, e por que devemos fazer isso?

Quando as pessoas procuram terrenos para comprar na zona rural, é muito comum partirem da noção que uma propriedade só terá valor ou utilidade se nela houver algum curso d’água, como rio, riacho, lago nascente. Porém, essa visão é errônea e na verdade um tanto absurda: são raros os locais no planeta onde haja uma grande abundância de nascentes e outros cursos d’água, em grande proximidade; assim sendo, insistir nessa ideia é o mesmo que assumir que praticamente toda a superfície terrestre é imprópria para a ocupação humana, ou para a produção de alimentos, etc.

Todos sabemos que água é essencial. O problema é que as pessoas só conseguem ver a água olhando para baixo, esquecendo-se completamente da fonte primordial de água: a chuva. Para ilustrar, tomemos o exemplo de um terreno com área de um hectare, em um local de índice pluviométrico mediano, de 800 mm/ano. Isso significa que chovem, por ano, OITO MILHÕES DE LITROS de água limpa, de boa qualidade sobre esse terreno. Em muitos casos, cerca de metade dessa água deixa o terreno na forma de escorrimento superficial, ou seja, é simplesmente perdida, sem cumprir qualquer função, quer para o homem, quer para a natureza (e ainda causa erosão, assoreamento, etc.).

Assim, fica claro que o ponto crucial na questão do abastecimento de água não é se há uma nascente ou rio no terreno ou não, e sim a captação e armazenamento de água de chuva. Na imensa maioria dos casos, a água da chuva seria plenamente suficiente para suprir todas as necessidades de uma propriedade rural, bastando apenas que esse recurso fosse eficientemente captado e armazenado, e utilizado de forma racional.

A aplicação dos princípios da permacultura ao assunto ‘água’ permite a criação de um conjunto de princípios específicos em relação ao seu manejo e uso:

  1. A chuva é a fonte primordial de água. Capte, armazene e utilize a água da chuva.
  2. Armazene a água o mais alto possível, faça-a percorrer o maior caminho possível na propriedade, desempenhando o maior número de funções benéficas.
  3. Use a água de forma consciente e econômica.
  4. Promova a penetração de água no solo e a restauração do ciclo das águas.
  5. Jamais polua qualquer corpo d’água.

Quando usamos a água de forma irracional e predatória, causamos a sua redução progressiva. Por isso, é essencial que utilizemos esse recurso de forma racional e consciente. Façamos a seguinte comparação: quando você usa as fontes “convencionais” de água, você invariavelmente está causando uma redução na água disponível! Por exemplo, ao bombear água de poço você causa o abaixamento do lençol freático, e tem que cavar cada vez mais fundo, e às vezes até seca o poço. O mesmo acontece com rios — muitos estão secando pelo mundo afora, por que as pessoas estão consumindo a água: pense não só em você, mas TODAS as pessoas tirando água do rio. No final, não tem mais água, só mangueiras! Isso é uma realidade.

Agora, quando captamos e utilizamos a água da chuva, estamos aumentando sua permanência no local — uma água que seria normalmente perdida, escorrida para fora da propriedade — e fazendo-a desempenhar funções produtivas, enquanto preservamos os outros recursos hídricos e os ecossistemas aquáticos. Ao reciclarmos a água, damos-lhe múltiplos usos, economizando-a. Por exemplo, a utilização de águas cinzas para irrigação e ferti-irrigação, o que se reverte em produção e fomento à vida.

Ao favorecermos a penetração da água no solo estamos garantindo o abastecimento do lençol freático e a permanência das nascentes. Isso pode ser conseguido, em primeiro lugar, através da PRESERVAÇÃO de florestas, mas também fazendo reflorestamentos e estabelecimento de agroflorestas, curvas de nível, etc. Isso tudo leva não apenas a uma preservação, mas de fato a um aumento da quantidade e qualidade da água no local. Por isso dizemos que, em permacultura, nós não apenas utilizamos a água — nós cultivamos a água.

 

“If you do only one thing, collect rainwater”
— Bill Mollison

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s